quinta-feira, 1 de março de 2012


O ESCRAVO AFRICANO NO BRASIL

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA REALIDADE BRASILEIRA NO INICIO DA COLONIZAÇÃO


A escravidão foi introduzida no Brasil para atender à demanda da mão-de-obra na  produção de cana-de-açúcar. Embora a maioria dos escravos executassem trabalhos na lavoura plantando, tratando e colhendo a cana-de-açúcar, eram também empregados na moenda da cana, da produção, empacotamento e transporte do açúcar. na imagem abaixo vemos uma representação dessas atividades agrícolas.
O fato da produção do açúcar concentrar-se no litoral nordestino (naquele período chamdao de Norte) brasileiro implicou em uma série de transformações na região: As florestas litorâneas (a Mata Atlântica) foi totalmente devastada; as tribos indígenas que habitavam a costa litorânea, foram desimadas ou tiveram que se transferir para o interior do país; as populações concentravam-se na zonas rurais, poucas eram as cidades que conseguiam impulsionar seu desenvolvimento econômico; a maioria das pessoas livres executavam trabalhos relacionados ao comércio.
A sociedade nordestina da época era rígida, ou seja, não se transformava ao longo do tempo. As mulheres quase não tinham liberdade e direitos sociais, casavam-se  cedo com maridos escolhidos por seus pais. Casamentos entre parentes eram muito comuns, pois as famílias mais ricas não desejavam dispersar suas riquezas com pessoas desconhecidas. A maioria da população era analfabeta, incluindo os ricos fazendeiros, os únicos colégios existentes na cidade pertenciam às ordens religiosas especialmente a dos jesuítas, porém poucos frequentavam essas escolas. Não haviam cursos superiores no Brasil e em geral as crianças aprendiam apenas a ler, escrever e realizar contas fundamentais.
Assim, a vida no início da colonização era muito dura. Trabalhava-se pesado e as doenças tropicais eram implacáveis. Havia muitos conflitos, ataques de índios, revoltas de escravos. A maioria da população era muito pobre e sujeitava-se às leis impostas pelos latifundiários (proprietários de grandes fazendas).

Nenhum comentário: