segunda-feira, 30 de abril de 2012


INTRODUÇÃO

A conquista das Américas expôs às potências européias  a conplexidade em definir e gerenciar a distribuição e a posse das terras em meio ao processo de colononização. A quem pertenciam as novas terras? A quem cabia o direito de definir a dimensão das propriedade e seus usos? Como as metrópoles iriam se beneficiar do domínio dessas novas terras?
As respostas para essas questões foram diferentes dependendo da visão administrativa que a metrópole tinha sobre suas colônias, dos interesses dos próprios colonos e mesmo da resistencias dos povos nativos à invasão européia. Basicamente podemos vislumbrar duas respostas a esse problema: uma bastante tradicional que mantinha na mãos das Coroas Européias as decisões sobre a distribuição e gerencia que as novas terras poderiam trazer, foi o caminho escolhido por Portugal. Outra alternativa, foi a criação de um sistema mais livre e mais adaptados à sociedade que se formava.
Porém compreender o conceito de propriedade que sustenta as iniciativas colonizadoras exige o conhecimento de como foi realizada a ocupação das novas terras. Para ter uma compreensão mais clara desse processo, assim, inicialmente vamos entender como foi a colonização do novo mundo, e a seguir faremos uma breve comparação entre os sistemas que se estabeleceram. Para analisar o sistema tradicional vamos observar a colonização portugurda no Brasil; para analisar as concepções mais flaxíveis sobre a propriedade, vamos observar as colônias inglesas na América.

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA

A conquista inglesa de territórios na América teve seu início por volta do século XVII. Conflitos políticos quanto religiosos impossibilitou a Inglaterra de lançar-se à conquista de novos territórios com a mesma eficácia e rapidez de outras potências europeias. Quando começou alcança uma estabilidade política e social, e estabelece suas primeiras colônias na América, grandes porções daquele território  já pertenciam a outra metrópoles: a América do Sul estava dividida entre Espanha e Portugal; a região oeste da América do Norte, entre Espanha e França. Restava como territórios ainda não explorados o litoral leste da América do Norte. Veja nos mapas abaixo os territórios pertencentes à Espanha, França e Inglaterra, respectivamente:








Nenhum comentário: