sábado, 26 de maio de 2007

Questões sobre a Revolução Industrial

1. "A criação de um proletariado despossuído, (...) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pelas nascentes manufaturas. (...) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do século XV e durante todo o século XVI na Europa Ocidental foi criada uma legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes."
MARX, Karl. O Capital. Paris, Garnier-Flamarion, 1969.

As transformações econômicas e sociais costumam gerar profundas alterações no chamado "mundo do trabalho". A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico

a) Das revoltas operárias, como o ludismo, voltadas à destruição das máquinas e à exploração por elas causada.
b) Do cercamento dos campos (quando a Inglaterra substitui a produção de alimentos pela criação de ovelhas), com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem.
c) Da Revolução Industrial, quando os criminosos eram expulsos das fábricas e proibidos de trabalhar em outra ocupação, pela legislação vigente.

2."Na Idade Média, o sistema de produção baseava--se na cooperação."

Dentre as características desse sistema de produção, o artesanato, destaca-se:

a) Nesse período, não havia separação entre o capital e o trabalho, pois o artesão era o dono das suas ferramentas, determinava o ritmo e forma da produção e era dono do produto final.
b) Na Alta Idade Média, a produção destinava-se a um mercado em constante expansão por causa da conquista do continente americano.
c) Para aumentar a produção, nesse período aparece a divisão social do trabalho, na qual cada artesão fazia apenas uma pequena parte do trabalho total.

3. A Revolução Industrial, que transformou profundamente a ordem econômica mundial, teve origem na Inglaterra, relacionada com:

a) O fim da hegemonia marítima inglesa.
b) O uso do vapor como energia nas fábricas.
c) O fortalecimento do movimento socialista.

4. Qual das invenções técnicas abaixo não faz parte da Primeira Revolução Industrial:

a) Tear mecânico de Cartwright;
b) Máquina a vapor de James Watt.
c) Motor a explosão de Daimler-Benz;

5. A Primeira Revolução Industrial, iniciada em fins do século XVIII (1750), provocou várias transformações na sociedade européia, tais como:

a) Surgimento do operariado – fortalecimento do controle político das metrópoles sobre suas colônias
b) Difusão dos princípios revolucionários liberais – melhoria das condições de vida e trabalho no meio urbano
c) Transferência do centro econômico das áreas rurais para as urbanas – Surgimento do operariado.

6. Um fator decisivo para o desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII (1750), foi:

a) A união da nobreza e burguesia inglesa para promover a expansão territorial inglesa na Europa.
b) A crescente expansão comercial inglesa no mundo, que possibilitou um grande acúmulo capital nas mãos da burguesia inglesa.
c) O incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.

7. "Na Idade Moderna, até por volta de 1760, a manufatura foi característica do sistema de produção. A partir de 1760, aproximadamente, inicia-se a era da grande indústria." - Carlos Guilherme Mota

Dentre as características dos dois sistemas de produção citados no texto, respectivamente, destacamos:
a) Até 1760, já se observa uma divisão social do trabalho preliminar; Após 1760, o uso da máquina leva ao extremo a separação entre o capital e o trabalho.
b) Até 1760, o controle da produção ainda é feita pela nobreza, após 1760, a produção é controlada pela burguesia.
c) Durante a primeira fase da Revolução Industrial surgem as associações de comerciantes, Trade Unions; na segunda fase, temos os artesão se transformam em operários.

8. Após 1850, o desenvolvimento industrial deu um grande salto tecnológico, com o uso do petróleo e da eletricidade como fontes de energia. Sobre esse período está ERRADO afirmar que:

a) Houve o crescimento das cidades, algumas chegando a se tornar grandes metrópoles como Londres e Paris.
b) O Estado passou a controlar todo processo produtivo, nos países industrializados.
c) O crescimento do comércio e a produção em grande escala, fez surgir na atualidade uma sociedade consumista.

9. A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX, a partir de 1850, pode ser caracterizada pelo grande desenvolvimento em três aspectos apontados corretamente na alternativa:

a) Indústria têxtil - Energia a vapor - Metalurgia.
b) Mecanização da agricultura - Transportes - Metalurgia
c) Indústria química - Siderurgia - Eletricidade

10. Foi na Inglaterra que surgiram as primeiras grandes manufaturas, monopolizando o comércio internacional, durante décadas. Também foi o primeiro país a entrar na Era Industrial. Sobre o pioneirismo tecnológico inglês, podemos afirmar:

I. Foi possível porque a Inglaterra tinha grandes reservas de carvão e ferro em seu subsolo.
II. Havia uma grande quantidade de desempregados nas cidades inglesas, que se transformaram em mão-de-obra barata nas indústrias e minas do país.
III. A nobreza inglesa investiu durante décadas na industrialização do país, pois pretendia acabar com os privilégios políticos e econômico que a burguesia havia conquistado durante a Revolução Inglesa de 1640.

Estão corretas:

a) I e II
b) I e III
c)I e III

11. Ao longo da evolução tecnológica da humanidade, as condições de trabalho e as relações entre operários e patrões sofreram inúmeras transformações. É errado dizer sobre essas condições de trabalho:

a) Na Idade Média, o artesão conhecia todas as etapas do processo produtivo, sendo ele próprio responsável pela compra da matéria-prima, fabricação do produto e sua venda.
b) Na Inglaterra, até o início do século XIX, o trabalho infantil era comum, pois além de receberem salários menores e trabalharem mais de 15 horas diariamente, as crianças quase nunca reclamavam das condições de trabalho.
c) Na atualidade, as conquistas obtidas pelos movimentos sociais acabou com a exploração do trabalho infantil e com os trabalhos realizados em condições desumanas.

12. A chamada Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra que provocou transformações sociais e tecnológicas. Sobre a Revolução Industrial Inglesa, indique o que está ERRADO:

a) Substituiu a energia humana pela força motriz, o artesanato pela produção fabril.
b) Marcou a definitiva separação entre capital e trabalho, entre burguesia e proletariado.
c) Caracterizou-se por uma sensível melhoria nas condições de vida dos trabalhadores em termos de oportunidades e salários.

13. O início da Era Industrial ficou conhecido como a fase do Capitalismo Selvagem, pois:

a) Ao lado da riqueza da burguesia e do progresso industrial, estava a miséria da maioria da população, o proletariado.
b) As máquinas nessa época, por serem muito rudimentares, vivam quebrando, provocando grandes prejuízos aos capitalistas.
c) Grandes áreas de florestas e bosques foram totalmente destruídos para fornecerem madeira e carvão para as indústrias.

14. Com a Revolução Industrial surgiu na Europa um conjunto de transformações sociais e econômicas. Sobre este período é FALSO afirmar:

a) Com a revolução aconteceu um grande crescimento urbano, com cidades como Londres, possuindo um grande número de habitantes.
b) Um dos grandes fatores do pioneirismo inglês recaiu no fato da Inglaterra ter sido a que mais acumulou capital durante a Idade Moderna.
c) A Revolução Industrial, apesar de trazer grande desenvolvimento econômico, não colaborou para a ascensão da Inglaterra à condição de grande potência mundial.

15. Sobre a Revolução Industrial a alternativa FALSA é:

a) Provocou uma crescente urbanização.
b) Teve início com o mercantilismo, responsável pela conquista européia sobre a África, Ásia e América.
c) Desenvolveu-se a produção em massa, como também uma grande divisão do trabalho.

16. Principalmente a partir da Segunda Fase da Revolução Industrial, 1850, houve um intenso processo de urbanização na Europa. Sobre esse processo de urbanização podemos afirmar que:

I. Nos grandes centros urbanos surgiram favelas, que tinham uma infra-estrutura precária, e eram conhecidas como áreas muito violentas das cidades.
II. A redistribuição de riquezas, graças aos avanços tecnológicos, fez desaparecer os problemas sociais, nas grandes metrópoles.
III. A utilização de novas fontes de energia como a eletricidade, permitiu melhorias na infra-esturtura de muitas cidades, como a implantação da iluminação pública (das ruas), e a instalação de bondes elétricos.

Estão corretas:

a) I e II.
b) I e III
c) II e III

17. O início do séc. XIX, foi marcado pela ocorrência de vários movimentos sociais. Sobre esses movimentos podemos afirmar:

a) O Ludismo foi o nome dado a uma série de revoltas de operários ingleses que invadiam, destruíam e incendiavam fábricas, em protesto contra as péssimas condições de vida e trabalho à quais estavam submetidos.
b) Trade Unions eram manifestações políticas de ricos burgueses que exigiam do governo inglês o estabelecimento de monopólios sobre produtos industrializados produzidos pela Inglaterra.
c) Cartismo eram manifestações organizadas pelos operários americanos a favor da eleição de James Carter (Jimmy Carter) para o cargo de presidente dos EUA.

18. Acerca da Revolução Industrial, é FALSO afirmar:

a) Iniciou na Inglaterra no final do século XVIII, e no seguinte, espalhou-se por outros países de Europa continental, EUA e Japão
b) Não alterou as relações sociais da época já que a produção restringiu-se apenas aos pequenos centros urbanos que existiam.
c) Os avanços tecnológicos e a produção mecanizada foram decisivos para o processo de enriquecimento dos países industrializados.

19. Relacione as colunas e indique a alternativa CORRETA:

1. Liberalismo
2. Comunismo
3. Anarquismo
4. Capitalismo
5. Imperialismo


( ) Conjunto de doutrinas que defende a organização de uma sociedade sem nenhuma forma de autoridade imposta, como o Estado a Família ou a Igreja. Pois essas autoridades impedem os indivíduos de usufruir liberdade plena".
( ) "Dominação de um país sobre outros, através da conquista territorial, ou pelo controle de suas economias, ou ainda pela influência em seus sistemas políticos".

A alternativa correta é:

a) 3 - 4
b) 3 - 5
c) 2 - 4


20. Não há uma doutrina específica que defenda o Capitalismo, pois esse sistema político-econômico foi sendo construído ao longo do tempo, a partir da adaptação da sociedade às novas condições políticas e sociais do mundo Moderno e Contemporâneo. Mesmo assim, o pensamento de alguns cientistas sociais e filósofos influenciaram as decisões de capitalistas e governantes.

Abaixo estão colunas que tratam do pensamento de alguns desses pensadores. Relacione-as:

  1. Adam Smith.
  2. David Ricardo.
  3. Thomas Malthus.

( ) Acreditava que o rápido crescimento populacional poderia provocar graves problemas sociais, pois a população mundial crescia tão rapidamente que a produção agrícola seria incapaz de alimentar a humanidade.
( ) Definiu a diferença entre preço e valor das mercadorias. O valor passou a ser visto como o capital que deveria ser investido na produção de uma mercadoria.
( ) Acreditava no individualismo e dizia que cada cidadão buscando fazer o melhor para si, acabava beneficiando toda a sociedade.
( ) Defendia a idéia de que o Estado não deveria intervir na economia, pois apenas a livre-concorrência seria capaz de definir os melhores preços e condições de compra e venda dos produtos.
( ) Afirmava que para ter lucro o capitalista deveria pagar um salário mínimo aos seus operários.
( ) Dizia que a miséria e a fome era resultado do crescimento populacional das camadas mais pobres da sociedade, por isso o Estado não deveria ter ações de assistência aos pobres, evitando que a população aumentasse ainda mais.

A seqüência correta é:

a) 3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
b) 3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
c) 3 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3



Veja mais sobre esse tema em:

Fases da Revolução Industrial

Sociedade Industrial


15 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Onde tem o gabarito??

Anônimo disse...

Gostaria de ter o gabarito dessas questões.

Anônimo disse...

kd o caralho das respostas?

Anônimo disse...

de que adianta vc colocar questôes se n tem respostas sinceramente continue no orkut pois como bloguista sua vida ta acabada

Anônimo disse...

Kd as respostas??

Anônimo disse...

querida de q adianta nao ter as respostas...nao sei quem é pior vc ou a professora do ceja de chapeco q copiou as tuas perguntas.kkk isso é a educaçao do BRASIL..kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

cade a bosta das respostas ?