quinta-feira, 8 de novembro de 2012


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Responda às questões abaixo:

1.  Tendo em vista as políticas econômicas do Brasil e dos EUA em relação à propriedade da terra, quais as diferenças e semelhanças que podemos destacar?
R: Semelhanças: Tanto nos EUA quanto no Brasil, houve um processe de expansão territorial para o oeste, durante o século XIX, no Brasil essa expansão foi decorrente do avanço da cultura cafeeira que exigia mais terras para o estabelecimento de novas fazendas.
Diferenças: Enquanto a conquista do oeste contou com o estímulo do governo norte-americano, que financiava a venda e o estabelecimento de pequenos e médios produtores em regiões distantes, no Brasil, a política governamental visou o fortalecimento do poder dos latifundiários sobre as áreas recém ocupadas. Daí advêm a diferenças entre o homestead act que estimulava a permanência de pequenos produtores no interior americano, e a Lei da Terra, mecanismo legal brasileiro, que visava manter nas mãos do latifundiários o pode sobre as terras já demarcadas, ou ainda devolutas (sem uso).

2.  Observando as imagens das páginas 188e 190 do livro didático, como podemos caracterizar a sociedade brasileira no século XIX?
R: Resposta pessoal.

3.  Quais as comparações que podemos construir comparando a política do período Regencial e do Império?
R: Durante o preíodo regencial houve a sucessão de governantes que defendiam a descentralização política (federalismo), ou seus opositores que desejvam um governo mais centralizado. A descentralização política resultou no estabelecimento de algumas decisões muito marcantes na história do Brasil como a criação das Guarda Nacional, que fortaleceu o poder das oligarquias regionais.

4.  Quais as transformações econômicas e sociais que a cultura cafeeira implementou no Brasil?
R: O sucesso da cultura cafeeira impactou a vida dos brasileiros em todos os aspectos, economicamente impulsionou um primeiro processo de industrialização do país, provocou um significativo processo de urbanização, especialmente nas cidades do Sudeste, houve investimentos do governo e de grupos particulares na construção de equipamentos de urbanos como iluminação pública, abastecimento de água, calçamento de ruas entre outras reformas. Socialmente, surgiu uma classe média urbana, o fortalecimento do movimento abolicionista, a imigração de europeus promoveu um diálogo dos brasileiros com outras culturas, estabelecendo novos padrões de comportamento social.

5.  Por que os cafeicultores, a partir de 1870, passram a defender o fim da escravidão?
R: Desde a decretação da Lei Eusébio de Queiroz, em 1850, o aba        stecimento de mão-de-obra escrava para as regiões cafeicultoras foi gravemente afetado, levando os fazendeiros a buscarem alternativas para substituírem os escravos por trabalhadores livres. Além disso, os riscos de rebeliões de escravos vinham aumentando consideravelmente em razão de grupos humanitários que letavam pelo fim da escravidão. A vinda de imigrantes europeus para trabalharem nas lavouras de café, criou, aos poucos, novas relações de trabalho, tornando a escravidão dispensável.

6.  O que carcerizou o movimento imigratório europeu para o Brasil, no século XIX?
R: A ação do governo que financiou a vinda dos primeiros imigrantes para o Brasil. Além disso, muitos imigrantes vinham em busca de uma condição de vida melhor ao mesmo tempo em que fugiam de guerras que estavam ocorrendo na Europa.

7.  Quais as leis abolicionistas implantadas no Brasil, no século XIX?
R: Lei Eusébio de Queiroz (1850); Lei do Ventre-livre (1875); Lei do Sexagenário (1885). Releiam o que cada Lei determinava.

SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI:

1.  Quais os motivos que levaram ao início da Guerra?
R: A busca de uma passagem direta para o Oceano Atlântico, desejada pelo Paraguai, como forma de ter mais autonomia econômica para o país.

2.  Quais os interesses do Brasil, Argentina, Uruguai e Inglaterra na guerra?
R: Impor o controle sobre o comércio realizando nas regiões de frotneira entre Brasil, Paraguai e Uruguai.

3.  Por que a Guerra do paraguai é também chamada de genocídio americano?
R: Porque quase 1/3 da população paraguaia morreu nesse conflito.

Nenhum comentário: