sexta-feira, 8 de junho de 2012

Questões de revisão sobre o processo de Independencia do Brasil



Parte I. Responda às questões:

1.      O que foi o Bloqueio Continental?
2. Como a política do Bloqueio Continental influiu na história do Brasil?
3. A vinda da familia real para o Brasil levou à quebra do Pacto Colonial, por quê?
4. “Embora Portugal fosse um grande e poderoso Império, era também colônia da Inglaterra”. Explique a frase destacada.
5. Qual a política econômica que a Inglaterra desejava manter com Portugal e suas colônias?

Parte II. Abaixosão apresentados alguns temas importantes para a economia brasileira. Leia o texto de seu livro didático, discuta com seus colegas e elabore respostas de no mínimo 5 linhas sobre cada tema:

1.      Política econômica brasileira.

“A economia brasileira sempre esteve voltada para a exportação de produtos agrícolas e sofria fortes restrições por parte do governo Português. Mas a vinda da família real portuguesa modificou o cenário, especialmente  depois da asssinatura dos Tratados comerciais de 1808 e 1810, que beneficiavam a Inglaterra”

a)      Porque os acordos econômicos de 1808 e 1810 foram assinados, se não eram vantajosos aos interesses econômicos do Império Português?
b)      Quais as consequencias da assinatura desses acordos para a economia brasileira?

2.      A Revolução Liberal do Porto

“O retorno de D. João VI demonstrava o poder dos revolucionários portugueses que conseguiram não só restabelecer Lisboa como capital do império, mas instituiu uma monarquia parlamentarista em Portugal. Por outro lado, esse mesmo movimento pretendia restaura o colonialismo para o Brasil, anulando sua condição de reino unido a Portugal e Algarves.”

a)      A Revolução  Liberal do Porto era liberal ou conservadora?
b)      Quais as consequencias dessa revolução no Brasil?

3.      A Independência do Brasil

“Em 07 de Setembro de 1822 D. Pedro I declara a Independência do Brasil. Essa proclamação, no entanto, não intempestiva, por sete meses, Portugal tentou limitar a liberdade política do Brasil e forçar o retorno de D. Pedro para a Europa. Tampouco foi uma decisão pessoal, D. Pedro contava com o apoio da elite agrária brasileira”

a)      Porque a elite agrária brasileria aceitou apoiar D. PedroI como novo rei do Brasil, ao invés de tomar o poder para si com um movimento republicano?
b)    Quais as mudanças que a proclamação da Independência provocou no Brasil?